Results for 'Em Von Hornbostel'

946 found
Order:
  1.  23
    The unity of the senses.Em Von Hornbostel - 1927 - PSYCHE: An Interdisciplinary Journal of Research On Consciousness 4 (28):1-6.
    Your session will time out in 5 minutes. Tip: Save your search strategies for future use at Recent Searches. Your APA PsycNET session timed out because it was inactive for 30 minutes. Ellis, Willis D. (Ed). (1938). A source book of Gestalt psychology. (pp. 210-216). London.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  21
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  54
    A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger.Newton Aquiles von Zuben - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):85-102.
    a elaboração de uma ontologia fenomenológica era uma possibilidade inscrita no próprio projeto filosófico husserliano. Em que sentido, no entanto, o espírito da máxima da ?volta às coisas mesmas? serviu de inspiração ao retorno à questão do ser? Em que medida as elaborações ontológicas que se atribuíram o título de fenomenológicas permaneceram fiéis ao espírito geral e às diretrizes formais do pensamento de Husserl? É na tentativa de responder a essas questões que nos propomos examinar a posição especial de Heidegger (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    A ideia de Fenomenologia em Heidegger e Husserl. Fenomenologia Hermenêutica do Aí-Ser e Fenomenologia Reflexiva da Consciência.Friedrich-Wilhelm von Herrmann - 2003 - Phainomenon 7 (1):157-194.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  29
    A unidade da alma com o corpo em Tomás de Aquino.Monica von Oertzen - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):107-118.
    Between the Spiritualistic tendency, which characterizes itself for seeing man as rational soul, and the body as its cage; and, on the other hand, the Materialistic tendency of viewing man as a body, the Thomistic Anthropology conceives man as compound of body and soul, matter and spirit. Thomas of Aquinas, within an ontological analysis of the sensible real, establishes from the ontological unity between body and soul, the possibility for one to observe the external movement of the body as evidence (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    O acervo Nietzsche na biblioteca herzogin Anna amalia em weimar.Erdmann Von Wilamowitz-Moellendorff - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):367.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  8
    Piedade popular e o culto a Maria: um olhar a partir do Diretório de Piedade Popular e Liturgia e da Exortação Apostólica Marialis Cultus.Newton Aquiles Von Zuben & Robert Donizeti Landgraf - 2018 - Revista de Cultura Teológica 91:209-228.
    O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o que a instituição católica entende por piedade popular, tendo como base o Diretório de Piedade Popular e Liturgia, para em seguida, abordar o tema piedade popular mariana, com suas características próprias, como sentimento via cordis, exuberância, expressividade, vitalidade e caráter maravilhoso, e analisar a postura do catolicismo oficial, diante dessa maneira de vivenciar a fé. Posto isso, pesquisou-se o culto mariano, tendo como horizonte a exortação apostólica Marialis Cultus, de Paulo VI, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    A lucta pelo direito.Rudolf von Jhering - 1909 - Lisboa: Antiga casa Bertrand, J. Bastos.
    "O fim do direito é a paz, e o meio para atingi-lo é a luta. Enquanto o direito precisar estar pronto ante a agressão da injustiça, o que ocorrerá enquanto existir o mundo, não poderá ele poupar se da luta. A vida do direito é luta, uma luta dos povos, do poder do estado, das classes, dos indivíduos." O jurista Rudolf von Ihering expõe neste livro de 1872 sua ideia de que o direito não é cedido ao povo naturalmente, mas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Aspectos educacionais do ensino de Filosofia.Marcos Von Zuben - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A proposta de reflexão sobre os aspectos educacionais do ensino da filosofia nos coloca diante de uma pergunta que podemos formular nos seguinte termos: qual o papel da filosofia na formação das crianças, dos jovens, dos adultos? ou qual o valor educativo do discurso e da reflexão filosófica? Dessa forma, se coloca a questão sobre a prática de um discurso filosófico e seus efeitos educacionais sobre as pessoas que se iniciam nela. Vê-se, de início, que a dimensão da formação do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Revisão narrativa sobre a automutilação não suicida entre adolescentes.Mara Cristiane von Mühlen & Sheila Gonçalves Câmara - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Nas últimas décadas, pode se perceber o aumento dos comportamentos de automutilação na adolescência. Embora isso possa ser explicado pelo crescente interesse de pesquisadores e especialistas em estudo esse fenômeno, é notório que a automutilação não suicida, considerada até recentemente como um comportamento específico inerente a quadros patológicos graves, tem sido utilizada como uma estratégia de enfrentamento mal-adaptativa por um número expressivo de adolescentes pelo menos uma vez na vida ou até mesmo por todo o período da adolescência. Nesta revisão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    A virada linguística na pesquisa educacional: mapeando tendências para a análise filosófica.Volmir von Dentz - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):33.
    O presente artigo aborda a virada linguística no contexto da produção acadêmica de teses em nível de doutorado em Educação e apresenta uma pesquisa que foi concluída em 2015. Iniciamos com algumas considerações epistemológicas da pesquisa educacional situando as tendências em destaque. Em seguida, apresentamos um resumo dos três momentos fundamentais da análise e, por fim, os dados que revelam a significativa utilização dos referenciais pós-críticos na pesquisa educacional brasileira, alguns dos seus pressupostos essenciais e algumas indicações em defesa da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Crítica À Idéia de Formação a Partir da Obra de Foucault.Marco de Camargo von Zuben & Marcelo Senna Guimarães - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:36-44.
    Neste texto, pretende-se investigar a apropriação das idéias de Foucault em textos de Jorge Larrosa, na medida em que essa apropriação contribui para a discussão da formação. Através da análise dos modos como a pedagogia é produtora de subjetividades, Larrosa pretende construir as bases de um método que permita avaliar exemplos pedagógicos concretos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  38
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. TRADUÇÃO: Suplemento à Poética de Aristóteles.J. W. Von Goethe - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1).
    Quem quer que de algum modo tenha se ocupado da teoria da poesia, e particularmente da tragédia, recordar-se-á de uma passagem em Aristóteles que causou muita dificuldade aos intérpretes, sem que pudessem concordar completamente sobre o seu significado. Numa caracterização mais precisa da tragédia, o grande homem parece esperar dela que, por meio da encenação de ações e acontecimentos que suscitam compaixão e medo, purifique (reinigen) o ânimo do espectador das paixões mencionadas. Acredito poder comunicar de melhor maneira meus pensamentos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  58
    O conceito de ressurreição em Hans Urs Von balthasar: Cristologia-trinitária.Vanderson de Souza Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):121-132.
    Nosso trabalho intenta perquirir, ainda que laconicamente, a categoria teológica da ressurreição no contexto da reflexão de Hans Urs von Balthasar. Para tanto, não se apresentará de forma a esgotar a cristologia balthasariana, mas apenas, buscar-se-á adentrar-se em sua obra: Mysterium Paschale, perquirindo, como o referido autor compreende as implicações da ressusrreição na cristologia, não olvidando que Balthasar realiza nesta obra uma reflexão cristológico-trinitária.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapia.Maria Lúcia Tiellet Nunes, Ana Elisa Hallberg, Denise Steibel, Paula von Mengden Campezatto, Bianca Sanchotene & Milena da Rosa Silva - 2011 - Revista Aletheia 35:51-68.
    A latência é o período do desenvolvimento menos abordado pela literatura psicanalítica e menos compreendido, apesar de corresponder à idade na qual ocorre a maior procura por atendimento psicológico. Além disso, questiona-se um possível encurtamento do período da latência em nossa cultura. Partindo ..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Teatro Filosófico: Aprender e Ensinar Filosofia Com Deleuze.Aldo Batista de Azevedo Júnior & Marcos de Camargo von Zuben - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:140-158.
    O artigo aborda o ensino e a aprendizagem de filosofia a partir da noção de criação de conceitos, conforme o entendimento de Deleuze. Para isso, discute o que significa criar conceitos em filosofia, associando essa concepção a uma nova imagem do pensamento que entende a criação de conceitos como o dizer do acontecimento, o sentido incorporal produzido pelo efeito do encontro dos corpos. Depois estabelece os vínculos entre o sentido e o acontecimento com uma nova imagem sobre ensinar e aprender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Notas sobre a crítica ao planejamento em Law, legislation and liberty, de F. A. von Hayek.Amaro de Oliveira Fleck - 2019 - Dissertatio 48:145-156.
    Em Direito, legislação e liberdade, Friedrich August von Hayek dirige diversas críticas à ordem planejada implementada pelos Estados previdenciários no mundo ocidental. O presente artigo almeja analisar estas críticas, em especial os critérios normativos subjacentes a elas. Sua tese é que Hayek fracassa em suas críticas por: 1) cometer a falácia naturalista; 2) não diferenciar suficientemente a teoria das ordens espontâneas da teoria da evolução cultural; 3) não perceber que a teoria da evolução cultural pode ser conciliada com a ordem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil.Fernando Sá Moreira - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):429-454.
    Resumo: O presente artigo analisa a composição étnico-racial dos programas de pós-graduação brasileiros da área de filosofia. O propósito é identificar as características gerais da área e analisar os dados disponíveis sobre as declarações de cor/raça em seus mestrados e doutorados. Espera-se que essas análises sejam úteis para a discussão e proposição de ações afirmativas em tais programas. O resultado obtido evidenciou que negros estão largamente sub-representados na pós-graduação em filosofia. Com efeito, a área é atualmente entre as humanidades a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21. Radikalskepsis und Philosophiekritik. Zum 100. Geburtstag von EM Cioran.Jurgen Grosharpe - 2011 - Perspektiven der Philosophie 37 (1):215-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Filosofia do direito em perspectiva genealógica.Luiz Felipe Xavier Gonçalves - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):166-191.
    Resumo: Neste artigo, investigamos a concepção nietzschiana para a “filosofia do direito”. Assim, apresentamos a hipótese de que o autor possui uma conceituação heterodoxa acerca da filosofia do direito, podendo ser entendida numa perspectiva genealógica. Para coloca-la à prova, analisamos um fragmento póstumo de 1883 em três momentos: incialmente, apresentamos a crítica nietzschiana à filosofia do direito de Rudolf von Jhering. Em um segundo momento, indicamos que Nietzsche sinaliza uma perspectiva genealógica como novo método para ela. Por fim, apresentamos o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Die Frage der jüdischen Identität in den Werken von EM Lilien und anderen jüdischen Künstlern des späten 19. und 20. Jahrhunderts La question de l'identité juive dans les oeuvres d'EM Lilien et d'autres artistes juifs du XIXe-XXe s. [REVIEW]H. Kunzl - 1988 - Kairos (misc) 30:188-217.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Pensar em opostos: a crítica cultural de Friedrich Schiller e Friedrich Nietzsche.Arno Gimber - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):63-82.
    Resumo O entendimento de Friedrich Nietzsche sobre Friedrich Schiller é bem conhecido e culmina em 1888, na desqualificação que se tem com “Schiller: ou o trompetista moral de Säckingen”. Mas é sabido que suas considerações são contraditórias, mudando com frequência nas diferentes etapas de sua vida produtiva. A monografia de Nicholas Martin marca um ponto de viragem no que diz respeito a este tema, refutando a disseminada compreensão de que somente o jovem Nietzsche teria experimentado admiração por Schiller, depois vindo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A discussão em torno da "Parte II" das Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Filicio Mulinari - 2019 - Sofia 8 (1):171-186.
    O artigo tem dois propósitos centrais: primeiramente, expor a discussão sobre a inclusão do TS 234 nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Para atingir esse primeiro objetivo, iremos analisar as justificativas de inclusão dadas por Anscombe e Rhees na primeira edição do livro, as críticas feitas por von Wright e, por fim, os motivos que levaram Hacker e Schulte, editores da quarta edição do livro, a considerar o TS 234 como parte de um trabalho distinto das Investigações Filosóficas. O segundo objetivo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Do problema da espacialidade em Heidegger à esferologia de Sloterdijk.Maurício Fernando Pitta - 2017 - Synesis 9 (1):141-164.
    Este artigo tem o objetivo de articular a crítica feita por Peter Sloterdijk em Esferas I, de 1998, à insuficiência da tematização do problema da espacialidade em Ser e tempo, obra de Martin Heidegger publicada em 1927, explicitando a solução que Sloterdijk oferece ao recuperar aquilo que, para ele, estava prenhe na obra heideggeriana, isto é, o desenvolvimento apropriado da questão da espacialidade. Nos reportamos primeiramente aos parágrafos em que Heidegger disserta sobre a espacialidade em Ser e tempo para servir (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. Die Hypothetisierung des Mechanismus bei Hermann von Helmholtz. Ein Beitrag zum Wandel der Wissenschafts- und Naturauffassung im 19. Jahrhundert.Gregor Schiemann - 1994 - In Lorenz Krüger (ed.), Universalgenie Helmholtz. Rückblick nach 100 Jahren. Akademie Verlag. pp. 149-167.
    Die Entwicklung von HeImholtz' Mechanismus ist durch einen Wandel im Geltungsanspruch gekennzeichnet und läßt sich in einer noch sehr groben Übersicht in zwei Perioden einteilen. Auf die erste Periode bis etwa zum Ende der 60er Jahre werde ich im ersten Teil meines Beitrages eingehen. Hier rekonstruiere ich umrißhaft die empiristische Begründung, die Helmholtz für den Wahrheitsanspruch seiner Naturauffassung gegeben hat. Im zweiten Teil werde ich dann die wichtigsten Merkmale der im Verlauf der 70er Jahre hervortretenden Hypothetisierungstendenz charakterisieren. Abschliessend will ich (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  16
    Gott Denken: Zur Philosophie von Religion.Christoph Böhr & Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz (eds.) - 2018 - Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden.
    Gott denken: Diese Aufgabe zielt in die Mitte der Philosophie – und eben dieser Aufgabe widmet sich dieses Buch: einem Kompendium der europäischen Religionsphilosophie und ihrer wichtigsten Fragestellungen unter historischen wie systematischen Aspekten. Am Beginn des Bandes findet sich der hier erstmals veröffentlichte Habilitationsvortrag des bedeutenden deutschen Religionsphilosophen Richard Schaeffler – dem dieses Buch gewidmet ist – über Anselm von Canterbury und seinen Widersacher Gaunilo von Marmoutiers. Schaeffler geht der Frage nach, die vor und nach Anselm der Philosophie keine Ruhe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    Afetividade e Pessoa na Fenomenologia de Dietrich Von Hildebrand.Tommy Akira Goto & Marília Zampieri da Silva - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O presente estudo tem o objetivo de apresentar a "fenomenologia da afetividade" elaboradapelo filósofo Dietrich von Hildebrand (1889-1977), discípulo de Husserl e que produziuanálises filosóficas a partir da denominada "fenomenologia realista", ou seja,uma filosofia fenomenológica da verdade, mas que mantém o contato existencial com arealidade, a partir do conhecimento das essências genuínas e do conhecimento a priori. Para ofilósofo somente por meio do método fenomenológico é possível alcançar genuinamente oconhecimento a priori das essências dos fenômenos e assim, chegar à verdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel.Marcos Lutz Müller - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1255-1294.
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel Resumo: Após uma sucinta caracterização do processo de diferenciação e separação histórico-conceitual entre sociedade civil e Estado, respectivamente, entre o indivíduo burguês e o cidadão como traço principal da modernidade política, empreende-se uma análise concisa dos três registros da “apresentação” do conceito de liberdade, que, no âmbito do espírito objetivo, culmina no desenvolvimento do conceito de eticidade. Em seguida, explicita-se os três momentos lógicos, isto é, os três elementos constitutivos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Mito e emancipação em Walter Benjamin e Herbert Marcuse.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1671-1688.
    Resumo: O presente artigo traça um paralelo e faz uma aproximação entre a concepção de mito em Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Busca-se mostrar como estes autores, em certo momento de suas obras, propõem uma superação do mito a partir do mesmo, ou seja, sem abdicar de um certo potencial emancipatório presente em sua dimensão imagética e em seu vínculo com a fantasia. Palavras-chave: Walter Benjamin; Herbert Marcuse; mito; emancipação; fantasia; imagem. Myth and Emancipation in Walter Benjamin and Herbert Marcuse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Gott denken: zur Philosophie von Religion: Richard Schaeffler zu Ehren.Richard Schaeffler, Christoph Böhr & Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz (eds.) - 2019 - Wiesbaden: Springer VS.
    Gott denken: Diese Aufgabe zielt in die Mitte der Philosophie – und eben dieser Aufgabe widmet sich dieses Buch: einem Kompendium der europäischen Religionsphilosophie und ihrer wichtigsten Fragestellungen unter historischen wie systematischen Aspekten. Am Beginn des Bandes findet sich der hier erstmals veröffentlichte Habilitationsvortrag des bedeutenden deutschen Religionsphilosophen Richard Schaeffler – dem dieses Buch gewidmet ist – über Anselm von Canterbury und seinen Widersacher Gaunilo von Marmoutiers. Schaeffler geht der Frage nach, die vor und nach Anselm der Philosophie keine Ruhe (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    A Trindade como relacionamento misericordioso na relação humana, a partir de Von Balthasar.André Luiz Bordignon Meira - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):37-45.
    A Trindade, centro da nossa fé, manifesta o amor e a misericórdia na história do ser humano e nas suas relações. A Teologia de Hans Urs von Balthasar faz com que se possa mergulhar no amor trinitário, que é extremamente pericorético em perspectiva kenótica. Balthasar tem uma paixão pelo Crucificado, o centro polarizador da sua teologia trinitária, visível na história, através do evento do Mistério Pascal. A paixão de Cristo revela o centro da economia da salvação da Kénosis primordial do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Soberania e governamentalização do Homo oeconomicus: entrecruzamentos críticos entre Ludwig Von Mises e Michel Foucault.Castor Bartolomé Ruiz & William Costa - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35293.
    A partir da segunda metade do século XX, as políticas econômicas disseminaram um conjunto de dispositivos sutis, no sentido de seu exercício, ao mesmo tempo em que mais plurais, em relação à sua extensão. Um dos principais deslocamentos epistemológicos produzidos pelo discurso neoliberal diz respeito à inserção da subjetividade humana como elemento central da racionalidade econômica. A inclusão da subjetividade na lógica dos cálculos econômicos possibilitou construir a figura do homo oeconomicus como referente antropológico do novo discurso neoliberal. Um dos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Die Naturzustandstheorie des Thomas Hobbesthomas Hobbes’s Theory of the State of Nature. A Comparative Analysis of 'the Elements of Law', 'de Cive' and the English and Latin Versions of 'Leviathan': Eine Vergleichende Analyse von 'the Elements of Law', 'de Cive' Und den Englischen Und Lateinischen Fassungen des 'Leviathan'.Daniel Eggers - 2008 - Walter de Gruyter.
    Die Theorie des Thomas Hobbes hat in der Vergangenheit stark abweichende Deutungen erfahren und Anlass zu zahlreichen lang anhaltenden Debatten geliefert. Die Diskussion hat jedoch allgemein darunter gelitten, dass Hobbes' Schriften von der berwiegenden Anzahl der Interpreten wie ein in sich zusammenh ngender Textkorpus behandelt und die Unterschiede zwischen den verschiedenen Werken nicht hinreichend gew rdigt worden sind. In besonderem Ma e trifft das auf die Naturzustandstheorie zu, die im Zentrum der Hobbes'schen Argumentation steht und in gro em Ma f (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  21
    Memórias, cinema e o fim do mundo: análise do filme Melancolia, de Lars von Trier.Rodrigo Follis Santos & Ana Paula Pirani - forthcoming - Horizonte:206105-206105.
    O presente trabalho, a partir da articulação inicial dos conceitos de dialogismo, tal como defendido inicialmente por Bakhtin, argumenta que um filme é produto cultural inscrito em um período sócio-histórico. Assim, a proposta que aqui se sucede é buscar interrogá-lo, já que ele oferece um conjunto de representações que remetem direta ou indiretamente à sociedade na qual se inscreve. Para tanto, se escolheu como obra analisada o filme _Melancolia_, do diretor Lars von Trier. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    Die vier Funktionen von Indikatoren.Wolfgang Meyer - 2023 - In Julia Mörtel, Alfred Nordmann & Oliver Schlaudt (eds.), Indikatoren in Entscheidungsprozessen: Stärken und strukturelle Schwächen. Springer Fachmedien Wiesbaden. pp. 7-15.
    Indikatoren sind Anzeiger, die zur Steuerung verwendet werden. Als Anzeiger dienen sie dazu, Auskunft über Gegenstände oder Sachverhalte zu geben, die nicht, schwer oder nur unter großem Aufwand messbar sind. In der Regel werden quantitative Maßzahlen erstellt, die entsprechend dem eigentlich interessierenden Objekt interpretiert werden (Kenngrößen).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  78
    Friedrich Hayek e Hannah Arendt Em Contraste: Liberdade da Política Ou Liberdade Na Política?Anderson Paz - 2023 - Revista PERI 14:100-113.
    O objetivo do presente artigo é comparar as perspectivas de Friedrich von Hayek e Hannah Arendt sobre a relação entre liberdade e política. A perspectiva de Hayek é chamada de liberdade da política devido a seu pessimismo quanto à capacidade da ação política estatal ampliar a liberdade individual. E a perspectiva de Arendt é chamada de liberdade na política devido a sua aceitação positiva do espaço político enquanto campo para o exercício da ação e da liberdade dos indivíduos. A conclusão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. " Die lebendige Tora Gottes". Zum Dialog von Papst Benedikt XVI. mit Rabbiner Jacob Neusner.Hans Hermann Henrix - 2008 - Theologie Und Philosophie 83 (2):209.
    Die Rezeption des Jesus-Buchs von Papst Benedikt hält an. Vielfältige Aspekte werden diskutiert. Eigene Aufmerksamkeit findet dabei das Gespräch des Papstes mit dem Jesus-Verständnis von Rabbiner Jacob Neusner. Dieses Gespräch ist bereits als Faktum von großem hermeneutischen Gewicht: Jüdische Stimmen sind eine Instanz für die Erkenntnisbildung christlicher Theologie. Am Dissens des Rabbiners in seinem literarischen Gespräch mit Jesus knüpft der Papst an, um das christologisch bestimmte Jesus-Verständnis zu präzisieren. Allerdings wirft Neusners Pointierung des Dissenses die Frage auf, ob sein Jesus-Verständnis (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Philosophische Anmerkungen und Abhandlungen zu Cicero's Büchern von den Pflichten (Classic Reprint).Christian Garve, Marcus Tullius Cicero & Wilhelm Gottlieb Korn - 2018 - Forgotten Books.
    Excerpt from Philosophische Anmerkungen und Abhandlungen zu Cicero's Büchern von den Pflichten 3um fiewtilc bitbbtt lann w bienen, me Qicero de n. 1. Von (einen berben großem 930rgdmern in ber ä3mbfamleit. About the Publisher Forgotten Books publishes hundreds of thousands of rare and classic books. Find more at www.forgottenbooks.com This book is a reproduction of an important historical work. Forgotten Books uses state-of-the-art technology to digitally reconstruct the work, preserving the original format whilst repairing imperfections present in the aged copy. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  10
    Sobre o episódio do Mahabharata conhecido como “Baghavad-Gita”, de Wilhelm von Humboldt, G. W. F. Hegel.Nina Auras - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Quando Hegel leciona em Berlim, para onde se muda em 1818, já é uma celebridade na Alemanha: há anos foi publicada a Fenomenologia do Espírito (1806), que lhe concedeu grande destaque, e também já foram legadas ao público suas principais obras. Suas aulas frequentemente lotam e o público é composto por nomes como Rosenkrantz, Bruno Bauer, Feuerbach e Hotho, que em 1835 nos brindaria com as anotações compiladas dos seus Cursos de Estética. Em 1825, Hegel começa a trabalhar numa nova (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Reflexões Acerca Do Estado Nacional Burguês (Brasileiro) a Partir de Claudia Von Braunmühl.Rafael Siqueira Monteiro - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (2).
    A presente reflexão acerca do estado nação burguês (brasileiro) a partir de Claudia Von Braunmühl, buscou identificar, em grandes linhas, as ideias que compõem sua teoria sobre o “estado nação burguês” e relacioná-las ao Brasil. Nessa breve reflexão, constatou-se que, embora sua teoria seja importante para pensar o estado brasileiro, enquanto parte integrante do mercado mundial, ela precisa ser complementada com autores que o pensam a partir de suas especificidades históricas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  77
    Sobre pensamento e linguagem Wilhelm Von Humboldt On thought and language.Antonio Ianni Segatto - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):193-198.
    Wilhelm von Humboldt, na esteira de autores como Johann Georg Hamann e Johann Gottfied Herder, inaugura uma das versões daquela tradição de pensamento conhecida sob a rubrica de “virada lingüística”. Mais de um século antes da consolidação dessa tradição, esses autores já realizavam uma crítica decisiva da concepção de linguagem vigente em quase toda a história da filosofia e propunham uma nova maneira de conceber as relações entre pensamento, razão e linguagem. Basta para atestá-lo, a recordação seja dos famosos bordões (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    Bilder beweglich denken: Akten des Symposions zu Ehren von Kazuhiko Yamaki.Kazuhiko Yamaki, Tilman Borsche & Harald Schwaetzer (eds.) - 2019 - Münster: Aschendorff Verlag.
    Du sollst dir kein Bildnis noch irgendein Gleichnis machen, fordert das zweite der zehn mosaischen Gebote. Aber wir müssen uns Bilder machen, indem wir denken. Das menschliche Denken lebt aus Bildern, es bewegt sich in Bildern, und diese entwickeln dabei ihr eigenes Leben. Wie lassen sich jenes Gebot und diese Notwendigkeit verbinden? Wie lässt sich eine jeweils zeitgemässe Ordnung in diese Bilderflut bringen, ohne sie dauerhaft zu fixieren und damit das lebendige Denken zu töten? In diese Fragen lässt sich die (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  39
    A teoria do significado de Jakob Von uexküll como um Caso de tradução radical.Arthur Araújo & Elaine Cristina Borges de Souza - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):671-686.
    RESUMO No segundo capítulo de "Word and Object", Quine procura mostrar o quanto da linguagem pode ser esclarecida em termos estimulantes, bem como a limitação da tradução a partir de diferentes esquemas conceituais. O autor apresenta a tese de indeterminação da tradução por meio de uma situação de tradução radical. O objetivo deste artigo é apresentar de que modo Quine desenvolve a tradução radical e destacar os conceitos de informações colaterais, significado estimulativo e esquema conceitual. Em seguida, procuraremos mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Möglichkeit und notwendigkeit der existenz gottes: Anselms ontologischer gottesbeweis in der modallogischen deutung Von Charles Hartshorne.Jörn Müller - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):397-415.
    O autor analisa a validade de uma certa variante do “argumento ontológico" deAnselmo, a saber, a versão lógico-modal de Charles Hartshorne. Ele investiga, primeiramente, a origem dos argumentos de Hartshorne, partindo de uma interpretação de Anselmo; em segundo lugar, o argumento lógico-modal é apresentado, junto com as suas pressuposições e implicações. Finalmente, o autor propõe uma avaliação da abordagem de Hartshorne.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Was bedeutet "formale identität" bei Thomas Von aquin?Christopher Alexander Franke - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):251-269.
    RESUMO Ainda que Tomás de Aquino não usasse o termo intencionalidade frequentemente, ele tem uma teoria que explica como nós, enquanto sujeitos, nos referimos intencionalmente aos objetos. Nossa referência funciona quando há uma "identidade formal" entre a forma no ato de percepção ou conhecimento do sujeito e a forma do objeto. Na literatura secundária, "identidade formal" é muitas vezes o nome usado para chamar essa teoria. Nosso artigo visa o fato de que, em Tomás, a tese da identidade formal não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Die Textur der Neigungen Attraktion, Verwandtschaftscode und novellistische Kombinatorik in Goethes Mann von funfzig Jahren.Albrecht Koschorke - 1999 - Deutsche Vierteljahrsschrift für Literaturwissenschaft Und Geistesgeschichte 73 (4):592-610.
    Goethes Novelle ist ein Familienexperiment. Sie exponiert einen nach den damaligen Rechtsverhältnissen inzestuösen Heiratswunsch, um ihn durch ein Gewebe affektiver Verschiebungen und Übertragungen in eine legitime Partnerkonstellation zu überführen. Mit groβem mythologischem Aufwand werden für die Goethezeit fundamentale Fragen des Verwandtschaftscodes verhandelt.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Teoria dei suoni e antropologia: la percezione musicale nella teoria della Gestalt.R. Martinelli - 2007 - .
    La percezione musicale ha avuto un ruolo significativo nella storia della psicologia della Gestalt. Muovendo dalle critiche di Mach ed Ehrenfels alla dottrina elaborata da Helmholtz e dall’elaborazione teorica di Stumpf, destinata a fungere da ponte concettuale, il lavoro analizza la riflessione svoltasi in seno alla psicologia della Gestalt. Sorprendentemente, Köhler non si concentra sulle Gestalten musicali complesse, ma sulle qualità tonali più elementari, mostrandone la totale irriducibilità a fattori fisico-fisiologici. Sulla stessa linea è anche Hornbostel, il quale amplia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Rudolf Arnheim: Perceptive dynamics in musical expression.Walter Coppola - 2023 - Gestalt Theory 45 (3):225-233.
    Summary A pupil of Köhler and von Hornbostel in Berlin, Arnheim published an article in the Musical Quarterly in 1984, where he applied the principles of visual composition to the musical form. In a painting, for example, the forces of visual composition are essential for aesthetic enjoyment; in music, sounds are essential as they are always occurring in time, and this constitutes the main dynamic vector of music. Starting with the tetrachord of ancient Greek music and analysing the relationships (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 946